terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Especial: Melhores do Ano [Romulo]

 Saaaaaaaaaaalve!

 Vamos continuar a tradição anual do blog, e quem posta hoje sou eu, Romulo!

 Assim como o Guto anunciou, vai ter br00tal sim! Mas não vai ter ódio! Minha lista é chorada, triste, melódica, mas com muito amor ♥.

 Acho que esse ano eu fui um pouco mais seletivo no que ouvir, tentei dar mais valor ao feeling como um todo, e sem tentar me prender em um estilo mas já me prendendo, acredito que o Melodic Hardcore e o Pop Punk foram os que mais influenciaram meu ano e minha vida no geral.

Sem mais delongas, vamos lá:



 Quando eu ouvi este álbum pela primeira vez, minha primeira reação foi de desdenho, pois todas as músicas me soavam iguais, porém com o tempo e com o passar do ano eu fui ouvindo ele cada vez mais e cada vez mais gostando e entendendo o que esse álbum passa.
 A banda deixou aquele pop punk tradicional de lado e colocou seu lado mais triste e emo vir a tona, coisa que já havia sido usado, mesmo que sutilmente, nos seus últimos trabalhos.
 Ele acabou servindo de trilha para algumas partes específicas do meu ano, e sempre que eu acabo ouvindo algum disco que marca determinada fase da vida, ele se torna especial, e este é motivo deste álbum estar na lista. E QUE VENHA O SHOW DELES EM JANEIRO!




 Eis um puta álbum. Pra entender um pouco, desde seu primeiro álbum a banda conta a história de uma família disfuncional trabalhadora da pós Segunda Guerra que envolve vícios, decepções e morte. Paralelamente neste trabalho temos a narrativa de um Padre com dificuldades de colocar sua fé em algo maior sem ter absolutamente nada de respostas sobre isto. Talvez este seja o trabalho mais carregado em peso e sentimentos da banda, e do lado pessoal, uma identificação do meu eu atualmente na questão da fé. Talvez com este álbum (e a discografia) você repense sobre várias concepções da existência humana, e foi nesse ponto que o álbum me cativou.



03. Counterparts - Tragedy Will Find Us

 Este álbum já faz parte do lado br00tal. Esse ano a banda teve a difícil tarefa de lançar o sucessor de seu melhor disco, The Difference Between Hell And Home, porém a banda essa vez inovou mantendo as raízes do melodic hardcore e incorporando influencias do metalcore, deixando seu som um pouco mais singular. Talvez não seja o melhor, mas com certeza foi o mais explorado.
 Counterparts é uma das maiores bandas do gênero e trouxe mais uma vez uma delícia de trabalho tanto musicalmente quanto liricamente, e algo que não só ele mas também todos da lista possuem, é a sua consistência, você não precisa ficar mudando de faixa, pois elas são contínuas e se fecham como um todo, coisa que muita banda boa peca.




02. Being As An Ocean - Being As An Ocean


 Aaaaaaah esses lindos! Pelo segundo ano seguido presente na lista e pelo segundo ano seguido em segundo lugar na minha lista, essa banda mais uma vez me surpreende. Em um ano cheio de self-titled, este álbum é singular, pois após a obra prima que o denso How We Both Wondrously Perish foi, eu realmente achei que seria difícil a banda lançar algo esse ano. E a banda lançou, e lançou um álbum ainda melhor, onde ela se encontra com uma identidade onde o Emo, o Post-Hardcore, o Melodic e o Spoken Word se tornam um só, coisa não muito fácil de se aplicar. Nem preciso comentar sobre o contúdo lírico deste álbum, a melhor coisa a se fazer mesmo é ouvir esta maravilha.




 Eu não tenho o logo desta banda tatuado no meu braço à toa, juro que desde o lançamento da sua primeira single, pelo menos 1 vez por dia ouvi alguma música deste álbum, que significou demais pra mim esse ano, e isso não é de agora. Desde que conheci esta banda (logo após o lançamento do segundo álbum deles, Let Go), as músicas dela sempre me tocaram de uma forma diferente, pois me identifico muito com a mensagem que a banda leva em suas canções, e em como a banda mudou (por muito tempo ela ficou conhecida como uma banda cristã, e mesmo não se denominando assim hoje, e não possuindo a mesma ideologia de antes, ela ainda prega uma palavra única) e ainda sim manteve-se sempre forte. O último trabalho lançado deles, os EPs Revolt/Resist me ajudaram demais nos momentos mais difíceis dos últimos anos, e o Free só me deu mais certeza que esta banda sempre será diferente para mim. A cereja do bolo foi o show deles dia 11/10, o melhor show da vida, com a melhor banda, tocando o melhor álbum do ano. O álbum em si é mais pesado que os anteriores (talvez devido ao baterista novo que é um monstro) e com uma energia nunca antes vista, acompanhado de um vocal na sua melhor forma e composições que demonstraram o amadurecimento da banda, que a assim como Free Mind/Open Spirit (do EP Revolt) mantém os pensamentos de seguir em frente, progredir, ser livre no sentido mais literal. É muito sentimento para uma banda só.



Menções honrosas:
Crooks - Are We All The Same Distant Apart
Stick To Your Guns - Disobedient
Four Year Strong - Four Year Strong
Man Overboard - Heavy Love
Neck Deep - Life's Not Out To Get You
Title Fight - Hyperview
Turnover -  Peripheral Vision
Citizen -  Everybody Is Going To Heaven
Superheaven - Our Is Chrome
Hotel Books -  Run Wild, Young Beauty
Motives - This World, Not Dead...


Momento Musical: As voltas do Alexisonfire e Underoath!


 Acho que para os emos como eu estas devem ter sido as melhores notícias do ano! Talvez as mais lendárias bandas de Post-Hardcore da história e sem dúvidas entre as minhas favoritas, este ano anunciaram reuniões com suas formações mais clássicas para alguns shows, e quem sabe até para novos álbuns (a esperança é a última que morre). O Alexisonfire já voltou este ano para os palcos, e o Underoath volta ano que vem. Espero de coração que este reunião não seja igual ao do Confide e acabe logo em seguida, pois estas bandas ainda tem muita história pela frente.



Melhor Música: Four Year Strong - Stolen Credit Card


 Nem preciso dizer muito sobre esta música, o Guto já disse tudo no post dele! Então fiquem mais uma vez com essa música que marcou demais este ano.

Melhor Clipe: Comeback Kid - Didn't Even Mind


Ainda hoje (ou amanhã?) tem a lista adulta, hétero e séria do nosso amigo Zé, então até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário