História

Em 2005 foi postada no MySpace.com a musica “The Kids” por J-Dog e Deuce, e com o relativo sucesso da musica, foi criada a banda Hollywood Undead. É dito numa entrevista, em tom de brincadeira, que a banda foi formada com todos que estavam no quarto. Quem sabia fazer algo estava automaticamente na banda.

Com as novas musicas sendo criadas e lançadas via MySpace o Hollywood Undead foi adquirindo mais e mais fãs. Alguns deles importantes. Tom Anderson, co-fundador do MySpace, escolheu a musica No.5 para fazer parte do primeiro Cd de compilação de musicas lançadas no MySpace. Foi neste site que a banda nasceu, cresceu e se firmou, e em suas musicas mais antigas vemos constantes referencias ao MySpace e alguns usuários do site.

No dia 10 de agosto a banda subiu aos palcos pela primeira vez. Ela tinha sido a banda mais votada na escolha popular do 2008 Virgin Mobile Festival, o maior festival da costa leste americana. Com 285 mil votos(53%) Hollywood Undead foi escolhido para tocar ao lado de grandes nomes da musica como Foo Fighters, Jack Johnson, Kanye West, Nine Inch Nails,Stone Temple Pilots e Bob Dylan.

Uma estréia ao vivo digna de uma grande banda. 23 dias depois seu álbum de estréia, Swan Songs, foi lançado.

Lançado em 2 de setembro, sob o selo da Octane Records, Swan Songs foi o álbum de estréia da banda. A opção por esta gravadora ao invés da MySpace Records é explicada pelo fato de que algumas musicas sofreriam censuras. Ainda assim, com a Octane, eles não estavam totalmente livres da censura. A musica Dead In Ditches não pode ser lançada, pois era “muito ofensiva”(“Deuce: Provavelmente por causa da palavra ‘fag’, sei lá.”)

Em sua semana de estréia o álbum alcançou o numero de 21 mil copias vendidas. Swan Songs permaneceu 76 semanas na lista “Billboard 200” e ainda alcançou o certificado de Disco de Ouro.

Sobre a origem do nome do álbum, J3T explica que ele surgiu como uma ironia. Uma “Swan Song” seria o ultimo som que um cisne faz antes de morrer. A banda achou que seria irônico se seu álbum de estréia fosse vinculado a esta idéia.

Claramente o maior expoente na criação deste álbum é o ex-integrante Deuce. Absolutamente todas as musicas tiveram parte de sua criação diretamente ligada à ele, seja escrevendo a letra, melodia, ou as produzindo.

A banda constantemente deixa claro que este álbum é uma agregação de suas experiências e vivencias. É o retrato musical mais fiel e não-glamourizado da verdadeira face de Hollywood, assim como eles a conhecem.

Desperate Measures

Eis que em 10 de novembro de 2009 Hollywood Undead lança seu primeiro cd/dvd, um trabalho um tanto quanto confuso devido à cacofonia de coisas distintas que foram juntadas num mesmo lugar. Temos em nossas mãos um show ao vivo, entrevistas, músicas inéditas, covers e até mesmo um remix de uma musica do cd anterior.

O CD, obviamente, não obteve o mesmo sucesso de vendas de seu predecessor. Enquanto Swan Songs chegou ao numero #12 no Billboard 200, Desperate Measures teve seu melhor momento na posição #29.

Digno de nota também é a participação do baixista do Mötley Crüe, Nikki Sixx, na gravação de um dos covers que estão presentes no CD: Shout at the Devil. Em entrevista J-Dog lamenta não tê-lo conhecido, pois no dia da gravação da música ele ficou dormindo até tarde.

Talvez alguns possam questionar a decisão da banda de ter lançado um DVD ao vivo tão prematuramente, antes mesmo de lançar um segundo CD de inéditas. Entretanto, fica claro que não foi por prepotência, achando que seu material já possuía profundidade suficiente que foi lançado este trabalho. Após um ano na estrada, a banda buscava renovar, ainda que parcialmente, seu set ao vivo. Também foi uma obra voltada para a diversão. J-Dog já adiantou numa entrevista da época que as musicas inéditas eram basicamente feitas para divertir, e não eram um indicativo dos rumos do próximo álbum.

Paralelo ao lançamento deste novo trabalho, a banda passava por um mau momento. No mesmo mês de novembro em que o cd/dvd é lançado, Deuce deixa de participar da Vatos Locos Tour, sendo necessário que outras pessoas preencham sua vaga temporariamente. Entre os temporários na época, temos desde Charlie Scene cantando refrões, até Jimmy Yuma, e, finalmente, Daniel Murillo, que posteriormente seria efetivado como novo frontman da banda.
Charlie cantando o refrão de Undead

Este foi o momento mais critico já enfrentado pela banda desde então. Nesta época começam a surgir as discussões sobre o que aconteceu e se a banda realmente conseguiria manter o sucesso e a qualidade de suas musicas sem a presença de seu “mentor”.

Quando finalmente Deuce se pronuncia e critica duramente a banda e seus integrantes por diversos canais (musicas, entrevistas e twitter) é que começa a verdadeira polarização de fãs que se observa hoje. Deuce passa a trabalhar em sua carreira solo (9 Lives) e o Hollywood Undead segue com seu projeto, enquanto a maioria dos fãs se dividem exclusivamente em um dos 2 pólos, declarando ódio pelo trabalho de seus “rivais”. Até hoje ainda não está claro quais foram exatamente os motivos da saida do Deuce, mas é fato que este foi um dos pontos de inflexão mais notáveis na vida de todos os envolvidos, alterando a sua trajetória musical permanentemente.

American Tragedy

Após a saída de Deuce da banda surgiu a dúvida de como ambos os lados iam reagir à essa separação. Inicialmente, fica a impressão que o ex-vocalista do HU se sairia melhor, pois logo após sua saída este demonstrou um alto grau de comprometimento com seus (novos) fãs e mostrou-se um músico muito prolífico, divulgando dezenas de materiais inéditos logo nos seus primeiros meses longe da banda. O Hollywood Undead, por sua vez, não apenas não divulgou nenhuma nota ou comentário a respeito da saída de Deuce como também não demonstrou, pelo menos inicialmente, se de fato iriam conseguir superar a saída do seu principal membro, já que ficamos por um bom tempo sem nenhum material inédito e, talvez ainda pior, sem nenhum indicio de que realmente teríamos algum material inédito de qualidade novamente.

Ainda que existissem rumores e declarações esparsas de que a banda estaria trabalhando em um novo cd, nada de concreto era divulgado. Eis que em dezembro de 2010 surge na internet uma versão vazada de uma nova música, Hear Me Now. Pouco tempo depois sai no canal oficial da banda o vídeo com a letra do seu mais novo Single:
 Foi a primeira prova clara de que a banda estava sim trabalhando em algo novo. O maior choque no caso não foi no estilo musical (convenhamos, Hear Me Now encaixaria perfeitamente no Swan Songs), mas sim no novo vocalista, Danny. Pela primeira vez estávamos ouvindo Danny cantando uma música que não havia sido cantada por Deuce antes e, portanto, não permitia uma comparação direta entre os dois. Fato é que muitos gostaram e, igualmente, muitos não gostaram. Como descobriríamos depois, a inclusão de Danny trouxe ao HU um acréscimo significativo de qualidade vocal ( o que ajudou em muito os refrões do novo cd) mas, em contrapartida, perdemos um bom rapper.

Cerca de um mês depois foi postado no canal oficial da banda um teaser do novo cd, chamado American Tragedy. O principal que conseguimos tirar deste vídeo na época foram duas coisas. Aparentemente a banda iria tomar um rumo mais para o rock do que para o rap, o que preocupou alguns na época e tivemos também uma rápida visão das novas mascaras, mantendo a tradição de que a cada novo trabalho que a banda lança, também são substituídas as mascaras por um novo modelo. A novidade desta vez foi a inclusão de luzes internas às mascaras, dando-lhes uma aparência ainda melhor. Posteriormente essas luzes foram modificas ou removidas, pois os integrantes da banda reclamaram que as mascaras estavam extremamente incômodas.

Entre o anúncio do novo álbum e seu lançamento em 4 de abril a banda divulgou alguns singles que estariam no cd. Em ordem cronológica, tivemos o lançamento de Hear Me Now (já citada anteriormente), Comin in Hot, Been to Hell, Coming Back Down e Levitate (que teve sua versão clean vazada devido à incorporação da música no jogo Need For Speed Shift 2). A banda também contou com a volta do produtor executivo Don Gilmore, o que influenciou o novo trabalho de forma muito positiva (Don Gilmore também colaborou na produção do Swan Songs e foi o principal produtor responsável pelos icônicos Hybrid Theory e Meteora, do Linkin park).

No dia 4 de Abril foi lançado o cd, que contava com 14 faixas em sua versão normal e 18 na versão Deluxe (às 14 faixas da versão normal eram adicionadas as músicas Mother Murder, Lump Your Head, Le Deux e S.C.A.V.A.). Logo em sua semana de estréia foram 67 mil cópias vendidas (apenas a titulo de comparação, Swan Songs vendeu “apenas” 21 mil). O álbum chegou à quarta posição na Billboard logo na semana de estréia, ficando atrás apenas de nomes de peso, como Adele, Britney Spears e Radiohead.

Mais importante do que o número de vendas foi a exposição extra que a banda obteve no cenário comercial, dos modos mais variados. Num breve período de tempo tivemos novas músicas da banda divulgadas em jogos como Need For Speed Shift 2, Street Fighter VS Tekken, assim como musicas antigas sendo relembradas para trailers de filmes como Conan, o Bárbaro. Com certeza essa nova exposição trouxe muitos novos fãs para a banda.
A banda também evoluiu na questão dos videoclipes. Os clipes deixaram de ser unicamente imagens aleatórias da banda em performances e passou a, no limite do possível, apresentar histórias e situações mais elaboradas. Entretanto nessa questão temos uma ponta solta. Em meados de 2011 a banda pediu que os fãs do mundo todo enviassem imagens e vídeos de suas cidades-natal, para que esse material fosse usado no clipe da música My Town. Fato é que até hoje nenhum clipe foi divulgado, e aparentemente a idéia já foi abandonada e esquecida há muito tempo.

Em conjunto com todo esse marketing na mídia mainstream a banda passou a fazer turnê com alguns nomes de peso do rock. Logo no começo de 2011 a banda participou da tour “Nightmare After Christmas”, onde pegou a estrada junto com as famosíssimas Avenged Sevenfold e Stone Sour. Após essa breve turnê saiu pelos EUA divulgando seu novo trabalho na Revolt Tour. Digno de nota é a postura da banda em não se esquecer de sua setlist antiga, como muitas bandas fazem quando estão divulgando seu novo trabalho. Os shows possuíam tanto musicas do novo álbum como também clássicos de outrora.

O sucesso do cd foi tamanho que em 18 de outubro foi lançado o American Tragedy Redux, o primeiro album de remixes da banda. O album, naturalmente, não foi um sucesso de vendas. Duas das faixas presentes no album são provenientes de um concurso feito entre os fãs, onde foram escolhidas duas remixes para estarem presentes no cd. Le Deux, banda (feita pelo Dr. Eargasm e incluída no cd) escolhida pela banda e Bullet foi escolhida por voto popular, e foi incluída apenas como bônus no Itunes. Ainda mais do que no caso de Desperate Measures, esse é provavelmente o trabalho mais passível de contestação da banda, tendo acrescentado pouquíssimo à historia da banda e aos ouvidos de seus fãs.

O futuro da banda, que ainda está sendo escrito, com a vinda de um novo cd muito em breve, você pode acompanhar aqui no blog!

7 comentários:

  1. Ei brother, as fotos que eles pediram aos fãs, não foram postas no clip ''Young'' ?
    Se eu estiver enganado, desculpe-me :)

    ResponderExcluir
  2. Para o clipe de Young eles pediram fotos usando máscaras, e as colocaram no clipe. Para o suposto clipe de My Town, pediram vídeos onde os fãs mostrassem um pouco de suas cidades, porem não se sabe mais nada sobre esse clipe.

    ResponderExcluir